Precauções para o locador e para o locatário na locação urbana.

Em nossa cultura toda pessoa deve possuir seu imóvel próprio porém por diversas razões tal sonho não se concretiza por isso a locação é uma opção para muitos, a relevância é tanta que há uma lei especifica para regular a matéria.A lei 8245/91 que dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes,traz o conceito de locação urbana que está diretamente ligada a destinação do imóvel e não a sua localização.Portanto é de suma importância que tanto o locador quanto o locatário observem algumas questões para a segurança do negócio. Pelo lado do locador é muito interessante que contrate o serviço de um corretor de imóveis e se possível com o serviço de administração de imóveis e com um setor jurídico capacitado para analisar todas as etapas do negócio.

O corretor tem como uma de suas funções promover a aproximação entre as partes e uma vez identificado um potencial inquilino proceder com um criterioso cadastro utilizando das ferramentas disponíveis no mercado e posteriormente elaborar um contrato de locação com todo respaldo legal.

Já para a segurança do locatário,este deve ler e entender todas as cláusulas do contrato que poderá ser por tempo determinado ou indeterminado sem esquecer que mesmo respeitando a legislação há espaço para negociações como por exemplo: quem será responsável pelo pagamento dos tributos e da taxa condominial. Outra questão que o locatário deverá estar atento é quanto a cobrança do aluguel antecipado e quanto as garantias locatícias, é vedado a exigência de mais de uma garantia sob pena de incorrer em contravenção penal.

O tema é extenso merecendo uma análise mais profunda no caso concreto para determinar qual a melhor opção para as partes,o que certamente evitará muitos inconvenientes no futuro.

pexels-photo-3221217.jpeg
Foto por Nubia Navarro (nubikini) em Pexels.com

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s